siga-nos no facebook

Câncer de Mama Masculino

O câncer de mama é um dos tipos que mais atinge mulheres no Brasil e no mundo todo, respondendo por 28% dos novos casos a cada ano, de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). Porém contrariando o que muitas pessoas pensam, esta doença também acomete os homens, uma vez que as glândulas mamárias estão presentes em ambos os sexos, mesmo que em menor quantidade nos homens.

Segundo a SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia), a cada 100 casos de câncer de mama em mulheres, pelo menos um homem é também diagnosticado pela doença. A média de idade dos homens que apresentam a doença varia entre 50 e 70 anos, e na maioria dos casos a detecção é feita já em um estágio avançado, devido a falta de informações e principalmente o preconceito. Isto dificulta o tratamento e gera um enorme risco de metástase – quando o câncer se espalha para outras regiões do corpo.

Entre as principais causas da doença nos homens, estão: o fator hereditário, alterações hormonais, alimentação rica em gorduras, excesso de álcool ingerido, além do uso de anabolizantes ou de hormônios. Para os homens os pontos de atenção são o aparecimento de nódulo(s) na mama e em alguns casos pode-se observar retração do mamilo. Assim como nas mulheres, a dor não associa-se aos sintomas iniciais do câncer de mama, podendo aparecer em fases mais avançadas.

O diagnóstico é basicamente clínico, através do relato do paciente sobre a presença de nódulo ou alteração nas mamas. A partir daí é feito o exame clínico das mamas, região supraclavicular e axilar e a extensão inicial da doença pode ser avaliada.

Saiba mais sobre o câncer de mama masculino hereditário

Câncer hereditário é quando o paciente tem uma alteração em um gene (uma parte do DNA) que faz com que esse gene perca ou potencialize sua função. O exemplo mais conhecido de falha genética, são os genes BRCA1 e BRCA2. Mutações nestes dois genes colocam os homens em risco aumentado de desenvolver câncer de próstata, câncer de mama masculino e o câncer de pâncreas. Riscos aumentados também são observados em mulheres com mutações nos dois genes.

Por que é importante o paciente saber se tem câncer de mama hereditário?

Para pacientes do sexo masculino com a identificação da mutação, a equipe médica envolvida pode fazer um monitoramento mais detalhado para a detecção precoce da doença. O rastreamento inclui medidas como: iniciar exames clínicos e fazer o autoexame, além de ajudar seus familiares a entender seus riscos e como isso poderá afetá-los.

Por que meus familiares devem ser comunicados caso seja detectada uma mutação em mim?

Seus familiares de 1º grau (pais, filhos e irmãos), tanto do sexo masculino quanto do feminino, têm um risco de 50% de ter herdado a mesma mutação que você. Por isso, eles devem ser alertados que podem ter risco elevado de desenvolver o câncer e que precisam procurar um médico para fazer o acompanhamento necessário.

Como eu fico sabendo se tenho câncer hereditário?

O histórico pessoal da doença e o histórico familiar dão indicações ao médico para suspeitar de câncer hereditário. Mas o diagnóstico é feito através de um teste genético. De um modo geral, o médico suspeita de câncer hereditário, geralmente, quando:

  • Pacientes tem câncer em idade jovem (abaixo de 50 anos);
  • Pacientes tem mais de um tipo de câncer ou tiveram câncer bilateral;
  • Pacientes tem familiares com mesma doença ou doenças associadas.
  • Paciente do sexo masculino tem câncer de mama

A Gencell Pharma conta com uma das mais modernas formas de avaliar o risco de desenvolvimento de câncer hereditário (em homens e mulheres): o Teste de câncer hereditário  da Color Genomics. Através dele é possível predizer o risco de desenvolvimento dos tipos mais comuns de câncer hereditário, como o câncer de mama, ovários, colorretal, pancreático e outros.

Conhecendo seu risco, você e seu médico podem criar um plano personalizado para prevenir e detectar precocemente o câncer em um estágio inicial e tratável.

 

siga-nos no facebook
Fale Conosco pelo WhatsApp
Siga-nos no nosso programa de instalação