siga-nos no facebook

Câncer Gástrico

Hábitos alimentares, consumo em excesso de medicações e a herança genética agravam o aparecimento dessa doença.

O câncer gástrico – também conhecido como câncer de estômago – se caracteriza pelo crescimento de células anormais nesta região do corpo, acometendo qualquer área da extensão do órgão. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), se apresenta normalmente na forma de três tipos: adenocarcinoma (responsável por 95% dos tumores), linfoma, diagnosticado em cerca de 3% dos casos, e leiomiossarcoma, iniciado em tecidos que dão origem aos músculos e aos ossos. Ele atinge principalmente os homens na faixa etária dos 50 aos 70 anos, e somente no Brasil são quase 21 mil novos casos por ano (entre homens e mulheres).

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento desta doença, são os hábitos alimentares, tabagismo, infecção pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori), gastrite, pólipos estomacais, cirurgias prévias no estômago, assim como mutações herdadas no gene CDH1 (gene da E-caderina).

Recentemente uma pesquisa realizada pela Universidade de Hong Kong e pela University College London, também constatou que o uso de medicamentos como o Omeprazol, Pantoprazol e lansoprazol – usualmente indicados para tratamento de refluxo gástrico gastrite e úlceras estomacais – podem aumentar em até 2,4 vezes o risco de desenvolver este câncer.  O estudo foi realizado com 63 mil adultos, e mesmo com a remoção da bactéria Helicobacter pylori (H. pylori), o risco permaneceu, devido ao uso em excesso das drogas.

Os sintomas de câncer de estômago se assemelham ao de doenças estomacais simples, como a gastrite, com dor no estômago, sensação de estômago cheio, desconforto abdominal, náuseas e vômitos.  O exame diagnóstico mais eficiente é a endoscopia digestiva alta. Outro exame que é utilizado para o diagnóstico do câncer de estômago é a radiografia contrastada do estômago. Os exames de ultrassonografia e tomografia são utilizados, respectivamente, para avaliar o comprometimento do local (extensão da parede do estômago comprometida pelo câncer) e se a doença está disseminada para outros tecidos e órgãos.

Câncer Gástrico Difuso Hereditário

Vinte por cento de todos os cânceres do estômago são câncer gástrico difuso, e um pequeno número deles tem causa hereditária, ou seja faz parte da Síndrome de câncer gástrico difuso hereditário. A idade média de diagnóstico de câncer gástrico para alguém com esta síndrome é 38 anos, apresentando-se em torno de 3 décadas mais cedo que a população em geral.  O gene CDH1 comumente associado a síndrome é responsável pelo risco de 60 – 80% de câncer de estômago ao longo da vida, risco de até 40% de câncer de mama (tipo lobular) nas mulheres e alguns dados apontam para um aumento do risco de câncer de cólon nessas famílias. Por isso o rastreamento genético (Veja teste genético para câncer hereditário – Color Genomics)  é essencial para a identificação de famílias e esses pacientes de alto-risco.

Tem indicação para fazer o teste genético pacientes ou familiares que tiverem qualquer um dos critérios abaixo::

  • Família com 2 ou mais casos de câncer de estômago, sendo pelo menos 1 câncer gástrico difuso;
  • Pessoa diagnosticada com câncer gástrico difuso antes dos 40 anos;
  • História pessoal ou familiar de câncer gástrico difuso e câncer de mama lobular, se pelo menos 1 pessoa foi diagnosticada antes dos 50 anos;
  • Famílias com 2 ou mais casos de câncer de mama lobular diagnosticados antes dos 50 anos;
  • Pessoa diagnosticada com vários tipos de câncer de mama lobular diferente antes dos 50 anos.

A Gencell Pharma conta com uma das mais modernas formas de avaliar o risco de desenvolvimento de câncer hereditário (em homens e mulheres): o Teste de câncer hereditário  da Color Genomics. Através deste teste é possível predizer o risco de desenvolvimento dos tipos mais comuns de câncer hereditário, como o câncer de mama, ovários, colorretal, pancreático, próstata, gástrico e outros. 

siga-nos no facebook
Fale Conosco pelo WhatsApp
Siga-nos no nosso programa de instalação