siga-nos no facebook

Especial Outubro Rosa - Saiba mais sobre o Câncer de Mama Hereditário

Com a chegada do mês de outubro se inicia uma das principais campanhas de prevenção e combate ao câncer de mama: o Outubro Rosa.  Um movimento que começou nos Estados Unidos, nos anos 90, e se espalhou pelo mundo com ações direcionadas a conscientização,  e a promoção da prevenção através do diagnóstico precoce.

A Gencell Pharma apoia e incentiva esta importante causa. Por isso, durante todo o mês de outubro o nosso blog trará para você uma série de artigos sobre o câncer de mama, trazendo luz a este assunto.

Saiba mais sobre o Câncer de Mama Hereditário

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, respondendo por cerca de 28% dos novos casos de câncer registrados, depois do câncer de pele não melanoma. Ele acomete especialmente as mulheres acima dos 50, mas atualmente são expressivos os casos a partir dos 35 anos. É um tipo de câncer que pode evoluir de forma rápida ou não. De todos os cânceres de mama, 1 em cada 10 tem comprovada relação com a herança genética, ou seja, possui uma alteração no DNA que o predispõe ao desenvolvimento da doença.

Você sabe o que é câncer de mama hereditário?

Câncer hereditário é quando o paciente tem uma alteração em um gene (uma parte do DNA) que faz com que esse gene perca ou potencialize sua função. Essa alteração se chama mutação e quando ela acontece em genes associados a síndrome de câncer de mama e ovário, ela aumenta o risco de desenvolver o câncer de mama, podendo chegar a 80% o risco do paciente ter a doença ao longo de sua vida. A Síndrome de câncer de mama e ovário hereditário origina-se a partir da presença de mutação nos genes BRCA1 e BRCA2 que aumentam substancialmente o risco de câncer de mama, ovário, pâncreas, melanoma e próstata.

O paciente que tem uma mutação tem risco de desenvolver somente o câncer de mama?

Dependendo do gene em que foi detectada a mutação, este paciente tem risco aumentado de desenvolver outros tipos de câncer, além do câncer de mama, tais como: câncer de ovário, câncer de pâncreas, melanoma e câncer de próstata (em portadores da mutação do sexo masculino).

Por que é importante o paciente saber se tem câncer de mama hereditário?

Com a identificação da mutação, a equipe médica envolvida pode fazer um monitoramento mais detalhado para a detecção precoce da doença. Este monitoramento inclui medidas como: iniciar exames clínicos, indicar o uso de medicamentos, como o tamoxifeno, ou cirurgias preventivas tais como mastectomia bilateral e ooforectomia, além de ajudar seus familiares a entender seus riscos e como isso poderá afetá-los.

Por que meus familiares devem ser comunicados caso seja detectada uma mutação em mim?

Seus familiares de 1º grau (pais, filhos e irmãos) têm um risco de 50% de ter herdado a mesma mutação que você. Por isso, eles devem ser alertados que podem ter risco elevado de desenvolver o câncer e que precisam procurar um médico para fazer o acompanhamento necessário.

Como eu fico sabendo se tenho câncer hereditário?

O histórico pessoal da doença e o histórico familiar dão indicações ao médico para suspeitar de câncer hereditário. Mas o diagnóstico é feito através de um teste genético. De um modo geral, o médico suspeita de câncer hereditário quando:

Pacientes tem câncer em idade jovem (abaixo de 50 anos); Pacientes tem mais de um tipo de câncer ou tiveram câncer bilateral; Pacientes tem familiares com mesma doença ou doenças associadas.

Como saber se tenho indicação para fazer o teste genético?

As indicações para fazer o teste genético são:

Ser um paciente que teve câncer de mama antes dos 45 anos; Ser um paciente que teve câncer de ovário antes dos 75 anos; Diagnóstico positivo para câncer de mama triplo negativo antes dos 60 anos; Ocorrência de câncer de mama bilateral em idade jovem; Pacientes do sexo masculino que tiveram câncer de mama; Pacientes que tiveram câncer de mama com familiares com a mesma doença ou câncer de ovário, câncer de pâncreas, câncer de próstata e melanoma; Pacientes com câncer de mama e descendência de judeus Ashkenazi; Ser descendente de judeus Ashkenazi, com histórico familiar de câncer de mama, ovário e pâncreas; Pacientes do sexo masculino com câncer de mama; Indivíduos com alguma mutação identificada na família.

A Gencell Pharma conta com uma das mais modernas formas de avaliar o risco de desenvolvimento de câncer hereditário (em homens e mulheres): o Teste de câncer hereditário  da Color Genomics. Através dele é possível predizer o risco de desenvolvimento dos tipos mais comuns de câncer hereditário, como o câncer de mama, ovários, colorretal, pancreático e outros.
siga-nos no facebook
Fale Conosco pelo WhatsApp
Siga-nos no nosso programa de instalação