siga-nos no facebook

MammaPrint: sobrevivência específica do câncer de mama e intervalo livre de metástases distantes em pacientes com câncer de mama de risco ultra baixo

Como parte da reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica em 2021, em 4 de junho, foi apresentada a intitulada Assinatura de 70 Genes de Risco ultra baixo que indica excelentes resultados de sobrevivência em Câncer de Mama em estágio inicial, pela Dra. Josephine Lopes Cardozo, MD, candidata a PhD.

Aqui, apresentamos as principais conclusões deste ensaio, onde a sobrevida específica para câncer de mama (5 a 8 anos) e o intervalo livre de metástases à distância foram avaliados, em um subgrupo de 1.000 pacientes que fizeram parte do estudo MINDACT, e que tiveram um resultado do MammaPrint de risco ultra baixo:

“Pacientes que realizam o teste de assinatura molecular de 70 genes de risco ultra baixo têm um prognóstico excelente, com sobrevida específica para câncer de mama superior a 99% em 8 anos, independentemente do risco clínico. Além disso, um intervalo livre de metástases à distância de 95-98%  ”aos 8 anos (Lopes Cardozo et al., 2021).

Conclusões

  • Pacientes MammaPrint (MP) com risco ultra baixo têm excelente (DMFI) Intervalo livre de metástase à distância e sobrevida específica para câncer de mama.
  • Excelentes taxas de DMFI foram observadas em pacientes recebendo terapia endócrina (TE) sozinha ou sem terapia sistêmica adjuvante.
  • Esta é a maior coorte de pacientes de risco ultra baixo de acordo com MammaPrint e seus resultados confirmam aqueles publicados anteriormente.
  • Pacientes com câncer de mama de risco ultra baixo, de acordo com MammaPrint, podem ser candidatas a uma redução adicional do tratamento excessivo, assim diminuindo os riscos de efeitos adversos.

Para saber mais visite este link

Referências:

Cardozo J, Drukker C, Schmidt M, et al. Outcome of patients with an ultralow risk 70-gene signature in the MINDACT trial. J Clin Oncol. 2021;39(15):500-500. doi:10.1200/JCO.2021.39.15_suppl.500

siga-nos no facebook
Fale Conosco pelo WhatsApp
Siga-nos no nosso programa de instalação