siga-nos no facebook

O câncer pode ser herdado?

Alguns de seus parentes foram diagnosticados com câncer de origem hereditária e você quer saber qual é o risco que você ou um parente corre de sofrer de câncer hereditário?

Você deve saber mais sobre o câncer causado por mutações genéticas herdadas.

10-15% da maioria dos cânceres são devidos a mutações genéticas hereditárias

O câncer hereditário é causado por uma mutação genética hereditária. É comum ver um padrão recorrente de câncer em duas a três gerações – como vários indivíduos diagnosticados com o  mesmo tipo de câncer e indivíduos diagnosticados com câncer muito mais jovens do que a média.

O câncer familiar refere-se ao câncer que parece ocorrer com mais frequência nas famílias do que o esperado apenas por acaso. Embora nenhuma mutação específica tenha sido associada a esses cânceres, o câncer familiar pode ter um componente hereditário que ainda não foi identificado.

O câncer esporádico se refere ao câncer que ocorre devido a mutações espontâneas que se acumulam ao longo da vida de uma pessoa. O câncer esporádico não pode ser explicado por uma única causa. Existem vários fatores, como envelhecimento, estilo de vida ou exposição ambiental, que podem contribuir para o desenvolvimento do câncer esporádico.

Saber o seu risco de câncer hereditário pode ajudá-lo a agir

Até agora, os testes genéticos têm se concentrado amplamente em explicar os maus resultados de saúde. Entretanto, isso está mudando para um nível novo e mais proativo: desde explicar as causas subjacentes de problemas de saúde até evitá-los.

O teste genético para câncer hereditário da Color possibilita identificar se o paciente possui alguma mutação em um dos 30 genes avaliados, caso o resultado seja positivo, o laudo apontará qual o gene (o que não significa necessariamente que o paciente desenvolverá o câncer no órgão relacionado ao gene mutado, apenas que possui um risco aumentado) e com isso, seu médico poderá sugerir medidas preventivas e criar um plano de rastreamento personalizado. Isso é importante porque a detecção do câncer em seu estágio inicial aumenta a probabilidade de um resultado favorável.

Além disso, como os distúrbios hereditários de saúde ocorrem nas famílias, seus resultados podem ajudar seus entes queridos a compreender o risco de câncer hereditário.

 

Passos a seguir

Para sanar suas dúvidas sobre o câncer hereditário, Gencell Pharma oferece a você uma assessoria completa que vai do diagnóstico ao aconselhamento em genética clínica. Entre em contato através do número (11) 97197-7797 ou escreva-nos um e-mail sac2@gencellpharma.com.br

Saiba mais: https://www.color.com/learn/can-cancer-be-inherited-learn-about-hereditary-cancer

Referências:

Cardozo J, Drukker C, Schmidt M, et al. Outcome of patients with an ultralow risk 70-gene signature in the MINDACT trial. J Clin Oncol. 2021;39(15):500-500. doi:10.1200/JCO.2021.39.15_suppl.500

siga-nos no facebook
Fale Conosco pelo WhatsApp
Siga-nos no nosso programa de instalação