siga-nos no facebook

Saiba mais sobre o câncer de próstata hereditário

No mês da luta contra o Câncer de Próstata – Novembro Azul – saiba mais sobre esta doença.

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), só no Brasil o câncer de próstata possui um incidência de aproximadamente 61 mil casos novos por ano, atingindo principalmente homens na faixa a partir dos 60 anos (estimativa para 2016-2017).  A próstata é uma glândula que pesa em torno de 20 gramas e fica localizada abaixo da bexiga e na frente do reto. A principal função deste órgão é a produção de esperma, juntamente com as vesículas seminais (líquido que auxilia no transporte dos espermatozóides).  O câncer de próstata é o resultado de uma multiplicação anormal de células nesta região. E quanto antes  esta doença for detectada, maiores são as chances de cura, impedindo a metástase (quando as células se espalham para outros órgãos).

Câncer de próstata hereditário

Um estudo realizado por pesquisadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center e da Universidade de Washington, intitulado “GENTleMEN”, constatou que quase 12% dos homens com câncer de próstata avançado herdaram mutações em genes que são importantes para manter o DNA livre de erros – o que significa que eles receberam esses erros genéticos de um dos pais muito antes de um tumor se formar. Os pesquisadores também descobriram que os homens com câncer de próstata metastático eram cinco vezes mais propensos a ter herdado esses tipos de mutações do que os homens na população em geral.

O exemplo mais conhecido de falha genética, são os genes BRCA1 e BRCA2. Algumas falhas nas sequências desses dois genes aumentam o risco de câncer de mama e ovário nas mulheres. Mas os homens também possuem risco de câncer. Por exemplo, algumas mutações BRCA2 colocam os homens em maior risco de desenvolver câncer de próstata, câncer de mama e o câncer pancreático masculino. (Mutações BRCA também aumentam o risco de câncer de pâncreas para as mulheres).

A prevenção é a principal arma na luta contra este câncer. Através do incentivo a visitas regulares ao urologista, para realização de exames como o Toque Retal (exame que avalia o volume da próstata e a possível presença de nódulos), PSA (exame de sangue que analisa uma proteína produzida pela próstata), ou o Teste genético para câncer hereditário (teste que identifica indivíduos com risco aumentado de desenvolver câncer). Com isto é possível fazer a detecção precoce da doença, fase em que há maior chance de cura, ou iniciar precocemente o rastreamento da doença nos casos identificados com alteração genética.

Descobrir os riscos de desenvolver câncer pode trazer benefícios imediatos: certas terapias, geralmente não utilizadas no câncer de próstata, funcionam particularmente bem contra tumores com esses tipos de mutações. Além disso, um teste positivo é um sinal de alerta para aos membros da família deste paciente sobre o risco potencial de desenvolver câncer futuramente, que pode ser maior se eles também herdaram a mesma mutação.

Como saber se tenho indicação para fazer o teste genético?

As indicações para fazer o teste genético são:

  • Histórico familiar de câncer de mama antes dos 45 anos;
  • Histórico familiar de câncer de mama triplo negativo antes dos 60 anos;
  • Ocorrência familiar de câncer de mama bilateral em idade jovem;
  • Pacientes do sexo masculino que tiveram câncer de mama;
  • Histórico familiar de câncer de ovário, câncer de pâncreas, câncer de próstata e melanoma;
  • Descendência de judeus Ashkenazi;
  • Ser descendente de judeus Ashkenazi, com histórico familiar de câncer de mama, ovário e pâncreas;
  • Indivíduos com alguma mutação identificada na família.

A Gencell Pharma conta com uma das mais modernas formas de avaliar o risco de desenvolvimento de câncer hereditário (em homens e mulheres): o Teste de câncer hereditário  da Color Genomics. Através deste teste é possível predizer o risco de desenvolvimento dos tipos mais comuns de câncer hereditário, como o câncer de mama, ovários, colorretal, pancreático, próstata e outros. Conhecendo seu risco, você e seu médico podem criar um plano personalizado para prevenir e detectar precocemente o câncer em um estágio inicial e em que a chance de cura é maior. 

siga-nos no facebook
Fale Conosco pelo WhatsApp
Siga-nos no nosso programa de instalação