siga-nos no facebook

Você conhece o exame MammaPrint?

O câncer de mama é o mais frequente entre mulheres, sendo responsável por aproximadamente 60.000 casos novos por ano, segundo INCA (Instituto Nacional de Câncer).  A maioria dos casos apresentam boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticados e tratados no início.

Entretanto a quimioterapia e radioterapia geralmente utilizados para combater a doença trazem efeitos colaterais indesejáveis como queda de cabelo, ressecamento da pele, aparecimento de manchas pelo corpo, enfraquecimento das unhas, inchaço, emagrecimento, dentre outros. Por isso, para a grande maiorias das mulheres com a doença a cirurgia ou radioterapia não é algo apavorante, mas a quimioterapia é sempre uma questão preocupante. Mas você sabia, que para algumas pacientes, a quimioterapia não auxilia na cura da doença?

Para saber se você é uma das pessoas que podem ser poupadas deste tipo de tratamento tão impactante na vida das pacientes, os médicos indicam o exame MammaPrint.

Trata-se de um teste genético que avalia a biologia do seu tumor e determina o quão agressivo ele é. A partir do perfil genético do tumor, é mensurado o risco de recorrência do câncer de mama e então, avaliada a necessidade de fazer o tratamento de quimioterapia. Este teste é indicado para pacientes com tumores (T) com as seguintes características:

  • Receptores hormonais (Receptor de Estrógeno (ER)/Receptor de Progesterona (PR)) positivos, sem acometimento de linfonodos;
  • T ≥ 1 cm e grau 3
  • T ≥ 2 cm e grau 2 ou 3
  • T ≥ 3 cm qualquer grau
  • Pacientes com acometimento de linfonodos (até 3 linfonodos comprometidos);
  • Tumores triplo negativos;
  • Tumores HER2 positivos (HER+).

Através da análise de 70 genes, é possível classificar a paciente em um grupo de baixo ou alto risco de desenvolver a doença novamente em um período de 10 anos após o diagnóstico do câncer.

Se você for classificada no grupo de baixo risco, significa que você tem uma chance baixa de recorrência da doença. Portanto, um tratamento mais agressivo não lhe trará nenhum benefício real, permitindo que você seja poupada da quimioterapia.

Para definir seu plano tratamento, seu médico avaliará muitos fatores como, tamanho do tumor, o envolvimento dos linfonodos e o estado do receptor hormonal de seu câncer. Esses fatores, juntamente com o Mammaprint, podem ajudá-lo a decidir pelo tratamento mais adequado ao seu tipo de câncer e que lhe trará mais benefícios com maior qualidade de vida.

A Gencell Pharma conta com toda a estrutura para que você possa realizar este exame, com atendimento para todo o Brasil. Para saber mais sobre o MammaPrint acesse: Mammaprint-Blueprint

 

Ou entre em contato conosco: (11) 99904-9949 com Larissa ou no e-mail: sac2@gencellpharma.com.br

Rolar para cima
Fale Conosco pelo WhatsApp
Siga-nos no nosso programa de instalação
siga-nos no facebook